Legislativo Municipal faz história com quatro mulheres no Poder.

Publicada em: 16/03/2017 10:00:25

Os Vereadores eleitos em 2016 com 1.658 votos válidos contaram com a eleição direta de três representantes femininas. Com o licenciamento de dois Vereadores, uma quarta mulher assumiu como suplente, marcando-se assim, o fato inédito de quatro mulheres a frente da bancada na Câmara Municipal.

O Poder feminino no Legislativo tem como eleitas: Mariza T. Pagnussatt Capoani – PMDB, com 130 votos; Rosanei T. Puhl Tomazi – PTB, com 111 votos; Marinês Orsolin Batistti – PDT, com 90 votos e como suplente, Elzi C. Morgan Pagnussatt – PTB, com 58 votos, que assumiu no lugar do Vereador Dilmar Loro, eleito pelo PDT.

A maioria dos votos da coligação PDT-PTB e PT elegeram a Vereadora e atual Presidente da Câmara, Rosanei, 47 anos, que atribui o fato a sua trajetória humilde, seu comprometimento e disposição com as pessoas. "Minha acessibilidade e boa conduta foram fundamentais para me tornar a voz do povo na Câmara e só tenho a agradecer pela confiança".

A Vereadora Mariza, 52 anos salienta com gratidão a sua eleição "Sinto orgulho e realização pelo reconhecimento do meu trabalho que não acontece somente em época de campanha, mas no dia-a-dia da comunidade". Segundo ela, a força e o apoio da família foram determinantes para alcançar esta meta.

A luta constante das mulheres na conquista de mais espaço na sociedade também motivou Marinês, 46 anos, a buscar responsabilidades como Vereadora: "A força e a determinação das mulheres irá contribuir significativamente no desenvolvimento de nosso Município, seja na elaboração de projetos ou ouvindo as pessoas nas decisões do futuro de todos".

Com uma nomeação inesperada, Elzi, mais conhecida como "Carula", 51 anos, também ocupa o seu lugar no Legislativo. O seu envolvimento com "a Casa" é de anos já que é funcionária do local e em outros tempos já assumiu como Vereadora. Foi através de um convite do PTB que ela viu seu sonho ressurgir e a oportunidade de fazer algo pelo povo acontecer novamente: "Farei o melhor de mim para construir uma história digna e justa aos nossos munícipes".

O maior percentual de mulheres no Poder da Câmara foi efetivado na última Sessão Ordinária, realizada na noite de segunda-feira, dia 06 e contou com boa participação de público.

Ainda compõe a bancada Altoalegrense os Vereadores: Pablo C. Demaman, eleito pelo PSB, com 136 votos, Joarez M. Dos Santos, PP - 116 votos, Vilson Piovesan – PMDB, 113 votos, Rudimir P. Dos Santos – PDT, 89 votos e Rudinei Serratti – PDT, com 71.